Malásia

15:08

Olá amigos, prontos para mais uma semana e para mais um país, hoje vamos viajar não para muito longe da Índia vamos até a Malásia, um dos país de sonho, tanto pela sua riqueza como pelas suas praias paradisíacas. Vamos conhecer um pouco desde país, afinal onde fica e alguns dados curiosos.



Malásia é um país do Sudeste Asiático que compreende dois territórios distintos, na parte sul da península Malaia e ilhas adjacentes, e uma fracção da parte norte da ilha de Bornéu. A península da Malásia faz fronteira na zona norte com a Tailândia. A Malásia Insular limita a oeste e a norte com o mar da China Meridional, a norte com o Brunei, a leste com o mar de Sulu e a sul com a Indonésia, fazendo fronteira marítima com as Filipinas a norte e a leste. A capital do país é Kuala Lumpur, sendo Putrajaia a sede do governo federal.

No mapa podemos ver o território Malaio 

O país teve as suas origens no reino malaio presente na área, que, a partir do século XVIII, tornou-se parte do Império Britânico. Os territórios da península da Malásia foram unificados pela primeira vez como a União Malaia em 1946, sendo reestruturada como o Estado Malaia em 1948, e alcançando a independência a 31 de agosto de 1957. O estado uniu-se com o Norte de Bornéu, Sarawak e Singapura a 16 de setembro de 1963, para dar ao novo país o nome de Malásia. Menos de dois anos depois, em 1965, Singapura foi expulsa do estado.

É um país multiétnico e multicultural, o que desempenha um grande papel na política. Na constituição declara o islamismo como a religião oficial, mas ao mesmo tempo protege a liberdade de religião. A Malásia é uma monarquia constitucional parlamentar, o sistema de governo é muito semelhante ao modelo do Sistema Westminster. Seu sistema legal é baseado na common law (direito comun). O chefe de Estado é o rei, conhecido como o Yang di-Pertuan Agong (Líder Supremo). Ele é um monarca eleito entre os governantes hereditários dos nove estados malaios a cada cinco anos. O chefe de governo é o primeiro-ministro.

As maiores torres gémeas do Mundo em kuala Lumpur

Desde a independência, a Malásia teve um dos melhores registos económicos na Ásia, com uma economia crescendo em média 6,5% ao ano. A economia tem sido tradicionalmente alimentada por seus recursos naturais, mas está em expansão nos sectores de ciência, turismo, comércio e turismo médico. Hoje, a Malásia tem uma economia de mercado recém-industrializada, ficando em terceiro lugar no Sudeste Asiático e sendo a 29.ª maior economia no mundo.

Em um esforço para diversificar a economia e torná-la menos dependente das exportações, o governo tem tentado aumentar o sector do turismo no país. Como resultado, o turismo tornou-se a terceira maior fonte de rendimento da Malásia, embora ameaçado pelos efeitos negativos do crescimento da economia industrial, derivado as grandes quantidades de poluição do ar e da água, que afectam as actividades turísticas.
Aeroporto Internacional da Malásia

A Malásia tem 118 aeroportos, dos quais 38 são pavimentados. A companhia aérea oficial do país é a Malaysia Airlines, que presta serviço aéreo internacional e doméstico ao lado de duas outras operadoras. A Asean Rail Express é um serviço ferroviário que liga Kuala Lumpur à cidade de Bangkok e destina-se a eventualmente se estender a partir de Singapura para a China.

O sector do turismo em 2014 esteve com alguma quebra, derivado ao problema com a companhia aeria Malaysia Airlines que teve um dos seus aviões desaparecido em março, enquanto outro foi abatido por um míssil quando sobre voava a Ucrânia em julho desse mesmo ano.

Espero que estejam curiosos para conhecer mais sobre este país, pois realmente vale a pena.
E é tudo por agora PEACE

You Might Also Like

6 comentários

Like us on Facebook