Musica tradicional Coreana

13:00

Olá meus amigos, e que tal hoje falarmos de musica, na Ásia a cultura musical é algo muito admirado e preservado a todo o custo, e os cantores são admirados pelo seu talento tanto pela sua voz como pela capacidade em tocar vários instrumentos, por isso que tal conhecer um género único com instrumentos que tenho a certeza que não conhecem. 

Por dois mil anos, ou o que se refere pelo período dos Três Reinos (Goguryeo, Baekjae e Silla), a música tradicional coreana esteve em desenvolvimento.

Por muitos séculos, a religião budista e a religião do confucionismo vieram para a Coreia derivado as invasões chinesas, e música surgiu como o resultado da necessidade em expressar os seus sentimentos pelo seu Deus. Este tipo de música desperta muitas emoções para os coreanos, que embora tenha sido construído por tradições chinesas, foi adotado e apreciado por muitas gerações de pessoas que cresceram ouvindo belas melodias que foram sentidas em cada nota, histórias de guerreiros, o sentimento de patriotismo , amor e amizade, e a luta pelo poder de dinastias. Sento assim, a música coreana não é apenas um conjunto de notas e silêncios, mas é aquele que conta a história de séculos.

A música foi trazido para a Coreia pela dinastia Song da China durante a dinastia Koryo em torno do ano a música usada na cerimônia do Santuário de Confúcio era composto por seis peças construídas em uma escala de sete tons. Como a música antiga é o verdadeiro santuário desta cerimónia tem duas orquestras. A música era uma parte importante das cerimonias budistas tradicionais, que normalmente incluem vozes com acompanhamento rítmico de sinos. instrumentos melódicos foram interpretados por alguns monges.

Os coreanos têm cultivado o desenvolvimento de uma vasta colecção de rituais místicos alegres. Elementos musicais incluem canções vocais, acompanhamento instrumental e peças puramente instrumentais. Os rituais são geralmente liderados por um acompanhado por uma pequeno grupo de shaman para libertar energia estes rituais são realizados com diversos fins, como o envio desejos ou apelos aos deuses, ou entrar em contacto com as almas dos povos antigos, ou simplesmente para agradar aos deuses.

Agora vamos conhecer um pouco dos instrumentos tradicionalmente usados vou apresentar apenas três, pois existem mais alguns.

Geomungo (거문고) ou Hyeongeum (현금)



Geomungo (거문고) ou Hyeongeum (현금) é um instrumento tradicional coreano com dimensões de aproximadamente 162 cm de extensão e 23 cm de largura. Sua origem remonta aos séculos IV e VII no reino de Goguryeo (고구려), e de acordo com o Samguk Sagi (História dos três reinos), o Geomungo foi inventado pelo primeiro ministro Wang San-ak a partir do Guquin, instrumento antigo chinês. Ele tem uma parte oca onde a parte frontal do instrumento é feita de uma madeira chamada “paulownia” e a parte traseira é feita de uma madeira chamada “castanea”.O instrumento é composto geralmente de 6 cordas feitas de seda e a vara, usada para tocar o instrumento, é feita de bambu com o tamanho aproximado de um lápis.

O Geomungo geralmente é tocado sentando-se no chão, a vara é segurada com a mão direita, enquanto mão esquerda é usada para produzir tons diferentes nas cordas. Devido as suas características percussivas e sua vigorosa execução, o instrumento é considerado mais masculino, porém ele é tocado por ambos sexos.



Haegeum (해금)


O Haegeum (해금) é um instrumento musical tradicional semelhante ao violino. Não existem registros exatos do momento que o instrumento que veio da China para a Coreia, porém em alguns relatos da dinastia Goryeo, o instrumento é apresentado, então acredita-se que ele foi introduzido por volta desse período.

O instrumento possui uma caixa acústica oca de madeira e duas cordas de seda. Ele é feito de oito materiais: ouro, rocha, linha, bambu, cuia,”soil”, couro e madeira, e por isso é chamado paleum (팔음).

Yanggeum (양금)



O Yanggeum (양금) é um instrumento musical tradicional que possui 8 ou mais cordas de metal, diferentemente dos outros instrumentos aqui apresentados. Ele tem suas origens no Médio Oriente e foi introduzido na Coreia pelos chineses no século XVIII. O instrumento tem um formato de trapézio e é tocado com uma vara de bambu na mão direita ou com duas varas.


O que acharam deste estilo de musica? Gostaram?
E é tudo por agora PEACE

You Might Also Like

2 comentários

Like us on Facebook