O que é o Cancro?

13:00

Olá como tinha dito este mês por ser um mês dedicado a prevenção vou começar por abordar o que é esta doença, como é que se desenvolve, vamos conhecer um pouco mais sobre este tema, e tirar duvidas que tenham.


O que é o Cancro?

O cancro é o crescimento anormal de células, um conjunto de células forma um tecido e os tecidos formam os órgãos do nosso corpo. Normalmente, as células crescem e dividem-se para formar novas células e passam pelo seu ciclo de vida, envelheceram e morrerem e serem substituídas por novas células.

Durante a formação de novas células ocorrem erros, que acabam por não ser corrigidos, pois o mecanismo de reparação, que estão encarregues de corrigir as células caso existam erros, por vezes com as células cancerígenas este mecanismo não é accionado, permitindo assim a proliferação deste tipo de células.

Em condições normais o nosso corpo tem a capacidade de combater células anormais recém formadas, isto graças ao sistema imunitário, mas caso o sistema imunitário não reconhecer ou detectar algo anormal, essa célula ira se multiplicar e acabando por formar uma massa tumorais. Mas nem todos os tumores são malignos, isto é cancro. Os tumores podem ser benignos ou malignos.

Os tumores benignos não são cancro:
✿ Raramente põem a vida em risco;
✿ Geralmente, podem ser removidos e, muitas vezes, regridem;
✿ As células dos tumores benignos não se propagam, ou seja, não se espalham para os tecidos que estão em volta ou para outras partes do organismo.

Os tumores malignos são cancro:
✿ Regra geral são mais graves que os tumores benignos;
✿ Podem colocar a vida em risco;
✿ Podem, muitas vezes, ser removidos, embora possam voltar a crescer;
✿ As células dos tumores malignos podem invadir e danificar os tecidos e órgãos circundantes; podem, ainda, libertar-se do tumor e entrar na corrente sanguínea ou no sistema linfático, este é o processo de metastização das células cancerígenas, a partir do cancro original, formando novos tumores noutros órgãos.


O nome dado à maioria dos cancros deriva do tumor inicial, por exemplo, o cancro do pulmão tem início no pulmão e o cancro da mama tem início na mama. O linfoma é um cancro que tem início no sistema linfático e a leucemia tem início nas células brancas do sangue, os leucócitos.

As células cancerígenas podem viajar para outros órgãos, através do sistema linfático ou da corrente sanguínea. Quando o cancro metastiza, se espalha, o novo tumor tem o mesmo tipo de células anormais do tumor primário, se o cancro da mama metastizar para os ossos, as células cancerígenas nos ossos serão células de cancro da mama, sendo que, estamos perante um cancro da mama metastizado, e não um tumor ósseo, devendo ser tratado como cancro da mama.

Alguns cancro podem ser detectado através do toque, como no caso do cancro da mama e do sistema linfático, venham este pequeno vídeo que vai ajudar a perceber melhor todo isto que estive a tentar explicar.

Espero que tenha conseguido simplificar todo e explicar de forma mais simples e clara, pois é algo que pode acontecer a qualquer um, e não tem hora marcada para tal.
E é tudo por agora PEACE✿  

You Might Also Like

0 comentários

Like us on Facebook