MIUT - Madeira Island Ultra Trail

15:44

Olá amigos hoje vamos falar de algo que teve inicio hoje pela meia noite e que só os mais corajosos se aventura.


MIUT uma prova de resistência com um total de 115 km dentro desta grande prova existem 3 mais pequenas. A partida da prova MIUT será dada às 00h00 do dia 22 de abril, no centro da vila do Porto Moniz, percorrendo, numa primeira fase noturna, veredas e levadas da costa norte, tendo como referência o planalto do Paúl da Serra – Maciço Montanhoso Ocidental. A primeira grande subida tem como ponto de referência o Fanal. Segue-se, depois, a descida técnica para o Chão da Ribeira e, logo de seguida, nova subida longa para os Estanquinhos. São Vicente é a próxima passagem, ainda antes da chegada à Encumeada, onde o percurso penetra no Maciço Montanhoso Central, não sem antes fazer uma incursão ao Curral das Freiras para depois, então, enfrentar os míticos picos Ruivo e Areeiro. A partir daqui, o percurso é maioritariamente a descer, com passagens pelo Ribeiro Frio, Poiso e Portela, a partir da qual a Serra das Funduras oferece uma interminável rede de singletracks rumo à descida técnica da Degolada que levará os participantes à vereda do Larano, em direção à Boca do Risco e descida para a Levada do Caniçal. A fase final, percorrida na Levada, terá como pano de fundo o vale de Machico, com a meta instalada junto ao Fórum Machico.


Esta prova tem o limite de 800 participantes, esta integrada no calendário 2017 do UTWT - ULTRA-TRAIL® WORLD TOUR, sendo que prova atribui 5 pontos para participação no "Ultra-Trail® du Mont-Blanc®", tambem é pontuável para o Campeonato Nacional de Ultra Endurance 2017.

Como referi dentro desta prova existem outras três mais pequenas, a Ultra de 85 Km com inicio em São Vicente, Marathon de 43 Km com inicio na Ribeira das Cales, e por fim Mini de 17 Km com inicio em Porto da Cruz, todas as provas tem o seu final em Machico.

É uma prova que é reconhecida mundialmente, e pelos participante muito afirmam que é uma das provas mais complicadas do campeonato, derivado ao relevo e ao clima, sendo que por ser uma ilha existem muitas subidas e descidas derivadas a inclinação das montanhas, aqui fica um gráfico para poderem ter uma pequena ideia do que falo. Podemos dizer que é uma prova nas alturas.
Para quem gosta de correr no meio da natureza este tipo de provas são indicadas, pois para alem da grande aventura poderem usufruir de paisagens únicas ao longo de um percurso escolhido a dedo dando o melhor dos dois mundos aos muitos participantes.

Na minha opinião é a prova mais importante em portugal, sendo que nos Açores também tem vindo a ganhar força.

Se quiserem saber mais informações ou quem foram os vencedores basta irem a pagina do Facebook MIUT - Madeira Island Ultra Trail

O que acham deste tipo de provas, tinham coragem de participar?
E é tudo por agora PEACE  


You Might Also Like

4 comentários

  1. Aqui nos Açores tem mesmo vindo a ganhar força e é bem fixe!

    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM //

    ResponderEliminar
  2. Acho que desistia no primeiro quilómetro ahahah

    http://ayellowrain.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não desistias nada nem que fosses andar e aproveitar o passeio ;P

      Eliminar

Like us on Facebook