Cultura Kawaii - Cosplay

13:00

Olá amigos, como têm estado? hoje resolvi trazer mais um pouco do Japão mas algo divertido, algo que sei que muitos de vocês irão gostar e que lá no fundo desejam poder fazer um dia. Quem nunca quis se vestir igual as personagem de desenhos animados, sentir-se super poderoso ou então super sexy. 

Já ouviste falar em cosplay? Não, então não te preocupes que neste post iras ficar a conhecer todo, sobre isto, pois tem cada dia mais adeptos.

O termo Cosplay, deriva do japonês Kosupure é uma abreviatura de costume roleplay. A tradução para o português refere a disfarça-se como um personagem. Os participantes e adeptos desta modalidade, são chamados de cosplayers. A ideia principal é interpretar o desenho e vestir-se como ele, imitando também a maneira de se comportar. De certa forma o Cosplay é uma homenagem de um fã ao seu personagem.


A origem do Cosplay vem de meados de 1939, com o americano Forrest J. Ackerman, fanático por ficção científica, na Worldcon,conhecida convenção com o mesmo tema. Forrest criou um disfarce chamado future costume, baseada no filme da época Things to Come. A modalidade chegou ao Japão nos anos 80, por intermédio de Nobuyuki Takahashi que visitou a feira nos Estados Unidos e se encantou com o Cosplay. Divulgou e incentivou a sua prática em um evento tradicional do seu país, o Comic Markets. Desde então, o Cosplay espalhou-se mundialmente, e anualmente a Worldcom apresenta muitas atações para cosplay. Inicialmente, o cosplayer somente se caracterizava de personagens de banda-desenhada, porém com a adesão de mais pessoas, a caracterização começou a envolver séries e filmes, como o famoso, Guerra nas Estrelas.


No Japão, é realizado um evento tradicional denominado World Cosplay Championship, no qual reúne cosplayers de todo o mundo e mantém integrado o grupo de personagens de uma mesma série. O Cosplay pode ser realizado individualmente ou também em grupo. Os eventos desta modalidade também abrangem fãs da cultura japonesa, como mangas, livros, filmes, jogos electrónicos e RPG.


Para muitos o Cosplay pode ser considerado como um hobby, para outros um estilo de vida. Os adeptos produzem suas fantasias com o máximo de semelhança a personagem em questão. Podemos dizer que o Cosplay é algo que aproxima e promove a interação social, pois como participam de eventos específicos, apesar de encontrarem os rivais da ficção, na vida real são todos amigos com o gosto pelo cosplay em comum e o desejo que querem serem o mais parecidos com os seus heróis.


Actualmente, com a grande divulgação do Cosplay, o mercado desenvolveu-se e o cosplayer que não quiser fazer a sua própria fantasia, pode compra-la nas Cosplay Stores, lojas especializadas no desenvolvimento e confecção dos materiais para montar o personagem, desde lentes de contato especiais a outros itens que compõe a fantasia, tornando-a o mais real possível.


Ficaram com vontade em se disfarçar como os seus personagem favoritos?
O que acham dos Cosplays?
E é tudo por agora PEACE

You Might Also Like

2 comentários

Like us on Facebook