Marketing fora de horas

13:00

Olá amigos como estão? Alguma vez param para pensar no que era o Marketing e no impacto que têm nas nossas vidas? Ou até mesmo no poder que têm sobre a nossa mente? E as alturas que começam com as publicidades?

Isto é o que vamos tentar perceber o porque disto todo e de mais algumas coisas que sabemos, mas fazemos questão de esquecer, e por isso caímos sempre na cantiga do vigário. 


Mas afinal o que é o Marketing?

O Marketing é aquilo que vemos em todo lado a toda hora que nunca da descanso pois também nunca tira ferias, naturalmente o marketing é responsável por todas as campanhas de publicidade, até aquela que fica subtilmente em algumas peças de roupa ou outros objectos que compramos. 

Somos influenciados facilmente pelas técnicas de Marketing?

Para dizer a verdade somos alvos fáceis e deixamos manipular facilmente que quando damos por nós já gastamos dinheiro desnecessariamente em algo que nem vale 1 eurito e nem fazia o que prometia.

Mas agora vamos ver por outro lado, cada vez mais cedo somos invadidos com publicidade fora de horas, e muitas pessoas não conseguem acreditar que isso ira influenciar direta ou indiretamente na hora de escolher ou tomar decisões, por exemplo estamos na época de regresso as aulas e em julho já víamos publicidade, sobre material escolar, sobre marcas, desenhos e cores vão estar na moda durante o próximo ano lectivo, o anterior ainda mal tinha acabado e os pais já estavam a ser bombardeado com os pedidos dos filhos para terem a melhor mochila, aquela marca que todos o coleguinhas têm. E com isto o Marketing mostra o seu poder de entrar na nossa cabeça desde muito cedo e isso é algo impossível de ser evitado.      

O Marketing é uma das mais poderosas revoluções de todos os tempos e que molda a nossa cultura, pois através de estratégias bem definidas e a altura certa em que têm que lançar as campanhas, muitas vezes sentimos que esta todo muito fora de época, como por exemplo coisas de natal estarem aparecer 3 meses antes, por isso não é apenas uma forma de criar e vender produtos, é uma poderosa ferramenta que molda a nossa cultura, criando ideias, valores, conceitos e movimentos, outro exemplo foi a implementação do Halloween em Portugal. 


Graças a isto existe uma batalha entre empresas para ganhar a preferência dos consumidores, e com isso usam de todas as artimanhas de marketing para poder ditar o que as pessoas devem fazer, o que esta na moda para beber, como deve ser o teu grupo de amigos e principalmente ditando o que deves fazer e como deves agir para conseguires conquistar aquela pessoa especial, ou até dando a chance de conseguir mais amigos e só então seremos felizes. É como se já fizessem as escolhas por nós ditando as regras do jogo, e muitas pessoa acabam por ficar frustradas pois não conseguem entrar no meio, pois não cumpriram as regras que foram ditadas.

Vamos analisar agora um pouco as consequências desta influencia toda, principalmente nos jovens, pois hoje em dia todos querem estar na moda ter o telemóvel de ultima tecnologia, roupa daquela marca que todos os amigos usam, e muitos pais acabam por fazer a vontade aos filhos, ou é simplesmente para o filho se calar, ou por achar que o filho vai gostar mais dele por ter todo o que quer, so estão a criar pequenos monstros mimados e materialistas, olhando bem a nossa volta o que o marketing esta a fazer é nos tornar todos iguais, todos com as mesmas coisas, todos com os mesmo estilos, as mesma atitudes como se fossemos uma produção em massa e que quem tiver defeitos é posto de parte e não entra no grupo.


Verdade seja dita ficamos tão cegos pelo que vemos que muitas vezes esquecemos de pensar no que esta certo e errado, só queremos sentir como se tivéssemos dentro daquela publicidade, com aquela roupa, com aquela maquiagem perfeita com o poder de conquistar todos os que nos rodeiam, sendo esse o maior trunfo do marketing mexer com os nossos sentimentos.

E o mais engraçado é que somos meios para ajudar na publicidade, fazemos publicidade gratuita não é só pelas roupas, mas sim de boca em boca, e esquecemos que somos diferentes e o que resultou para um, não resulta para o outro, mas mesmo assim vamos lá comprar por que aquele fulano disse que era bom. Há coisas fantásticas não há?, mas quem manda a vida ser uma comédia. 

Aqui deixo a minha pergunta será que não é prejudicial crescer na influencia das estratégias de marketing? Será que não somos escravos do que vemos?

E aqui fica mais um post de um tema que pode ser polémico e controverso em alguns aspectos.
Espero que tenham gostado
E é tudo por agora PEACE

You Might Also Like

2 comentários

  1. É um tema riquíssimo, dá pano para mangas :)

    Beijinhos, bom FDS

    Lina Soares
    http://trintaporumalinhanoticias.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é verdade é daqueles temas que nunca mais acabava se de falar :)
      Beijinhos <3 Um óptimo fim de semana <3

      Eliminar

Like us on Facebook