O que é Intolerância à Lactose?

14:44

Olá amigos ❀‿❀, hoje trago um tema que me perguntam todos os dias quando digo que sou intolerante à Lactose, o que é isso? Isso é grave? Como ficas-te a saber que tinhas esse problema? Pois bem hoje vou falar deste tema e tirar algumas duvidas que talvez vocês também tenham.




Mas afinal o que é a Intolerância à Lactose?

A intolerância à lactose é a incapacidade do organismo em digerir o açúcar que esta presente no leite, a lactose, que pode causar sintomas como cólicas, gases e diarreia, que normalmente surgem momentos após a ingestão de alimente que contêm lactose.

E o que é a Lactose?

Como referi anteriormente à lactose é o açúcar presente no leite é um açúcar formado pela união de duas moléculas, a glicose e a galactose. Normalmente o organismo produz uma enzima chamada lactase que quebra a ligação das duas moléculas que compõem a lactose possibilitando assim que o intestino absorva estas substâncias. Mas existe quem não produza lactase suficiente e por isso esta quebra de ligação entre à glicose-galactose acaba por não se dar e com isso o organismo acaba por não digerir a lactose, o que resulta em sintomas desconfortáveis como dor abdominal, diarreia ou flatulência.
Informações

Como sei se sou Intolerante a Lactose?

Se apresenta algum dos sintomas já indicados, falo com o seu medico, e através de analises poderá confirmar se é realmente Intolerante a Lactose.

O tipo de exames que podem ser realizados são:

Exame de fezes: mede a acidez das fezes sendo muito comum para detectar  intolerância à lactose em bebés e crianças.

Exame de sangue: mede a quantidade de glicose no sangue após ter tomado lactose diluída em água.

Biopsia do intestino: neste caso uma pequena amostra do intestino é analisada no microscópio para identificar a presença ou ausência de células específicas que determinam a intolerância à lactose.

Após as analises o medico era informa se é intolerante ou não e o grau de intolerância.
Lista de Alimentos que têm lactose

Existe algum tipo de Tratamento?

O tratamento que é feito é a eliminação ou redução do consumo de alimentos que contenham Lactose, por isso todo o que leve leite de vaca fica automaticamente fora da dieta, e passa a ser subsistido por produtos livres de leito ou de lactose.

Espero que tenha conseguido tirar algumas duvidas que tenham sobre o tema e assim ficaram a perceber o porque de colocar receitas que podem ser consumidas por pessoas que tenham algum tipo de intolerância alimentar.◕‿↼

Espero que tenham gostado do post e que tenham sido útil esta informação.
E é tudo por agora PEACE✿✿

You Might Also Like

2 comentários

  1. Excelente explicação, fiquei a perceber um bocadinho melhor. Já tinha ouvido falar, tinha mesmo uma noção do que era, mas agora percebi melhor. E a lista dos alimentos com lactose surpreendeu-me, não fazia ideia que alguns deles a tinham.

    Beijinhos

    Lina Soares
    http://trintaporumalinhanoticias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Like us on Facebook