História da Índia

14:08

Olá amigos hoje começamos mais uma semana e com ela cheia de novidades e claro não podia falar o tema da semana, mas faremos um pouco diferente, durante este mês iremos viajar pela Ásia e conhecer alguns países deste continente multi-cultural que consegue faxinar muito e já agora uma novidade será revelada no final deste post. 


Como já devem ter visto pelo titulo vamos começar pela Índia um país de extremos tanto tem muita pobreza como muita riqueza, mas com uma história onde o nosso pequeno país teve grande impacto lá na época dos descobrimentos.

A história da Índia teve início por volta de 3300 a.C., quando a primeira civilização se formou nos arredores do vale no Rio Indo, da qual originou o nome do país.

Por volta de 1500 a.C., a Índia foi invadida por tribos arianas, vindos provavelmente da Ásia central, que ocuparam a região, dominando a civilização Indo dando assim início, ao Período Védico, que durou até 500 a.C. Até bem pouco tempo havia unanimidade sobre a ocorrência de uma invasão ariana e que teria destruído a civilização do Vale do Indo, mas achados arqueológicos e geológicos recentes levaram a questionar essa teoria.

O período Védico ficou marcado pela escrita de hinos que foram chamados de Vedas (Sânscrito védico). Foram escritos quatro Vedas: Rig-Veda, Yajur-Veda, Sama-Veda e Atharva-Veda. Algumas descrições contidas nos Vedas dão uma noção de como eram a vida e a sociedade, naquela época. Nos últimos anos do século IV, o período Védico se encerrou quando ocorreram transformações no país e surgiram novas religiões e novas ideologias.


O surgimento do budismo, pregado por Buda e do Jainismo, pregado por Mahavira no contexto indiano trouxe novas orientações ao hinduismo estabelecido na região. Com a invasão dos turcos, árabes e afegãos, o islamismo foi introduzido naquela região.

Entre os séculos XVII e XIV, Dinastia Mughal reinou na Índia e deixou suas marcas principalmente por sua arquitetura presente ainda hoje em um bairro afastado do centro da cidade de Nova Déli, que, aliás, é chamada de Velha Déli. Um exemplo é o maior mosteiro da Índia, o Jama Masjid, construído a partir de 1644. O Taj Mahal, construção realizada entre 1630 e 1652, é outro exemplo da arquitectura típica da Dinastia Mughal.


Na época das navegações e da colonização, os portugueses por Vasco da Gama foram os primeiros a se estabelecer na Índia, embora não tenham exercido o papel de colonizadores no país, sendo os primeiros a chegar por mar a este país

Já os ingleses, a partir de 1858, utilizaram a Companhia Inglesa das Índias Orientais para se estabelecerem amigavelmente no país, passando então a administrar, através da figura de um vice-rei, pouco mais da metade da Índia, o que deu origem ao termo “Índia Britânica”. O restante do país continuava sob a autoridade de governantes Indos ou muçulmanos, geralmente chamados de marajás.

Com o crescimento do sentimento nacionalista implementado por “Mahatma” Gandhi, no início do século XX, e com o movimento de “descolonização”, após fim da Segunda Guerra Mundial, em 15 de agosto de 1947, a Inglaterra passou aos indianos a administração das regiões da Índia que governava, e reconheceu tanto a Índia como o Paquistão. A separação da região governada pela Inglaterra entre a Índia e o Paquistão causou um desentendimento em relação a região da Caxemira, disputada até hoje entre as duas nações.


Espero que tenham gostado, um post que falou um pouco da historia da índia, tinha muito mais que e falasse mas fiquei pelos factos que foram mais importantes e mais marcantes.
Acho que vão gostar desta viagem pela Ásia
E é tudo por agora PEACE



You Might Also Like

2 comentários

Like us on Facebook