Bollywood

13:31

Olá amigos, como esta a ser um fim de semana? hoje vamos conhecer o que é o Bollywood, ouvimos cada vez mais falar sobre este tema mas não sabemos ao certo o que é nem o que o caracteria, e o mais importante o porque de estar a ser cada vez mais falado. Pois isto é o que vamos descobrir neste post.

Bollywood é o nome dado à indústria de cinema de língua hindi, sendo esta a maior indústria de cinema indiana, tanto termos de lucros e popularidade a nível nacional e internacional. O nome Bollywood surge da fusão de Bombaim, e de Hollywood. Contudo este nome é usado por vezes para designar todo cinema indiano o que se trata de uma utilização incorrecta.


Os filmes de Bollywood, assim como a maior parte dos filmes indianos, são na sua maior parte musicais. Espera-se sempre que contenham algumas melodias cativantes sob a forma de números de canto e dança. O sucesso de um filme depende muito da qualidade dos seus números musicais. Geralmente as músicas costumam ser lançadas antes do filme para aumentar o interesse do público no filme. Músicas e danças, triângulos amorosos, comédia e ação são todos misturados num espectáculo de três horas com intervalo. Esse tipo de filmes são chamados de masala, que é o nome dado a uma mistura de especiarias da culinária indiana, este tipo de filmes são uma mistura de muitas coisas.


Raja Harishchandra de 1913, foi o primeiro filme mudo realizado na Índia, feito por Dadasaheb Phalke. Por volta da década de 1930, esta indústria produzia cerca de 200 filmes por ano. O primeiro filme sonoro indiano foi Alam Ara em 1931, de Ardeshir Irani, sendo um grande sucesso.


Desde 2000 que o Bollywood tem visto a sua popularidade aumentar pelo mundo e com isto indústria a novas níveis em termos de qualidade técnica e inovação. A abertura de novos mercados no exterior e surgimento dos cinemas estilo multiplex nas grandes cidades, levou a um maior sucesso de bilheteiras tanto na Índia como no exterior, com filmes como Devdas, Kal Ho Naa Ho, Veer-Zaara, Dhoom 2, Khabi Alvida Naa Kehna e Om Shanti Om que lançaram uma nova geração de estrelas como os atores Saif Ali Khan, Hrithik Roshan, Abhishek Bachchan e as atrizes Aishwarya Rai, Preity Zinta e Rani Mukherji, também mantendo a popularidade dos atores da década anterior.


Bollywood têm tido um grande crescimento no mercado da América do Norte, particularmente entre as comunidades provenientes do Sul da Ásia. A Yash Raj Films, umas das maiores casas de distribuição e produção, anunciou em Setembro de 2005 que os filmes de Bollywood nos Estados Unidos renderam cerca de 100 milhões por ano através de exibições nos cinemas, vendas de DVDs e venda das trilhas sonoras dos filmes. Por outras palavras os filmes indianos são os filmes estrangeiros mais lucrativos nos Estados Unidos. Ao longo da última década as películas de Bollywood têm sido filmadas várias vezes em cidades como New York, Los Angeles, Vancouver e Toronto.

Os filmes de Bollywood também têm bons resultados no Reino Unido. Muitos filmes como Kabhi Khushi Kabhie Gham e Bhagam Bhag, tiveram Londres como cenário.

Fica aqui um pequeno video do filme Hum Dil De Chuke Sanam, onde podemos deslombrar do estilo de musica e dos trajes e acessórios usados.

   
Espero que tenham gostado do post e aprendido afinal o que era o Bollywood e do seu crescimento.
Gostaram da Semana dedicada a Índia?
E é tudo por agora PEACE

You Might Also Like

4 comentários

  1. Desde miúda que tenho um fascínio pelos filmes de Bollywwod *.*
    THE PINK ELEPHANT SHOE // facebook // instagram //

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem não se encantaria por tanta cor, roupas maravilhosas, musica e dança ^_^
      Beijinhos <3

      Eliminar
  2. eu acho os filmes de bollywood muito engraçados, pois sempre termina em dança rsrs

    Com carinho, Renata Prado | Entre Zombies e Unicórnios |

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na maioria tem finais felizes e as musicas ajudam que seja uma festa cheia de alegria e cor :D
      Beijinhos <3

      Eliminar

Like us on Facebook